
A importância da parentalidade no retorno às aulas!
Então é fevereiro….
Retorno às aulas, para muitos após um longo período em casa, para outros um pouco mais adaptados, mas como lidar com esse momento tão importante na vida dos alunos, ainda mais em meio a um período que nos preocupa tanto?
O início do ano letivo é um marco na vida dos alunos, muitos sonhos, planos e expectativas são geradas para esse momento. O retorno precisa ser algo prazeroso e motivador. Conversar sobre os pontos positivos, mostrar o quanto irão aprender e envolvê-los na organização dos materiais trará a sensação de pertencimento ao que está prestes a acontecer.
Precisamos ficar bem atentos, somos o porto seguro das crianças e demonstrar angústia ou falta de confiança nesse momento, gerará apreensão e a perspectiva de que “aquele” local não é seguro e nem confiável!
Hoje ao levar minha filha de 5 anos para a escola, me deparei com uma mãe, que estava conversando com sua filha (acredito que seja a primeira vez que a criança retorna ao presencial), a criança estava bem, mas a mãe não parava de chorar e perguntar se ela ficaria bem….
Após essa fala com a filha, a criança começou a chorar e não queria ficar na escola. Claro que a mãe não fez de propósito, mas precisamos entender que o que externalizamos, as crianças captam e a probabilidade de fazerem igual é enorme.

Por que esse volta às aulas precisa tanto de atenção?
Que a escola é um ambiente onde acontecem muitos aprendizados, todos nós sabemos, mas muito além disso é onde a criança começa a criar seus laços afetivos, fazem amigos, interagem com outros da mesma idade.
Mas por muito tempo devido a pandemia, muitas delas não tiveram esse contato ou diminuiu muito a convivência com outras crianças. A falta de rotina pode ser um grande desmotivador também.
É extremamente importante valorizar e escutar o que têm sentido, e ajudá-los a lidar com a insegurança do novo. Ter um bom relacionamento com a escola é muito importante para que as crianças se sintam mais seguras, respeitadas e felizes!
Algumas dicas importantes para esse retorno são:
- Matricule seus filhos em escolas que você confie no corpo docente (isso trará mais segurança para os pais e automaticamente para a criança);
Verifique os protocolos de segurança e se estão sendo cumpridos;
Confie em tudo que ensinou para as crianças e reforce algumas regrinhas de cuidados. Lembre-se que a criança precisa começar a ter autonomia assistida desde pequena.
Deixe que eles falem como foi o dia por vontade própria;
Vibre com cada história contada, e reflita fazendo a criança pensar caso o resultado não tenha sido tão bom.
Sucesso, e excelente início de aulas para todos!

Kelly Galimberti
Terapeuta, Educadora Parental e Coach Parental
“Acredito no transbordo como intermédio do relacionamento positivo entre pais e filhos!”
3 respostas
Ótimas dicas Kelly, com certeza um olhar atento, cuidadoso, carinhoso e acolhedor faz toda difereça nesse momento do retorno as aulas presenciais. Como pedagoga observamos o retorno dos alunos, um pouco assuntados com o novo normal, muito importante nesse momento a parceria entre escola e familia.
Gratidão pela sua entrega.
Gosto muito de ler,cuidar de crianças por isso quero é meu sonho e formar nesta aria
Excelente!