COMO INCENTIVAR A AUTONOMIA DAS NOSSAS CRIANÇAS

A palavra autonomia vem do grego e significa “aptidão” ou “competência” de gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios e/ou princípios.
A autonomia é um processo de iniciativa pessoal e se desenvolve de acordo com o ambiente em que o indivíduo está inserido. Em seu livro Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire diz que o conceito de autonomia é compreendido como um processo resultante do desenvolvimento humano. Que se relaciona ao fato dele tornar-se capaz de resolver questões por si mesmo, de tomar decisões sempre de maneira consciente e pronto para assumir uma maior responsabilidade e arcar com as consequências de seus atos.
De acordo com o meio em que cada um está inserido é que o desenvolvimento da autonomia vai se formando. As primeiras noções de autonomia acontecem na família, e conforme a criança cresce eles são aprimorados e se consolidam. Nos dias atuais, onde temos que desempenhar inúmeras atividades, fazer rotinas, e poder principalmente passar um tempo de qualidade com a família é o sonho de muitos pais ter filhos com iniciativa. Ver os filhos crescerem, desenvolvendo suas potencialidades e se preparando bem para a vida, é o grande desejo da maioria dos pais.

Mas, como formar filhos autônomos? Vamos falar sobre isso e orientar formas de estimular a autonomia no seu filho.
Dar a Criança o Poder da Escolha! As escolhas devem sempre vir acompanhadas da reflexão de suas consequências. A criança precisa compreender que ao fazer escolhas assume com elas suas consequências. Quando damos o poder de escolha, estamos incentivando a tomada de decisão. Os pais precisam ser conscientes de não fazer propostas impossíveis, que precisarão dizer não aos filhos, dando-lhes a oportunidade de fazer uma escolha real, com isso, constrói-se uma relação saudável ao longo da vida.
Incentive pequenas tarefas: dê opções de roupas para que ele escolha qual lhe agrada, deixe-o arrumar a cama, comer sozinho, organizar os brinquedos… Lembrando que eles não farão como nós pais faríamos, mas estão em constante evolução e sempre aprendendo.
Incentive a resolver seus próprios conflitos, fazendo o uso de boas perguntas. Ex: Diante de uma briga com um colega você pode perguntar, filho o que você espera resolver com essa discussão? Qual o meio de chegar em um acordo?
A frustração faz parte e é importante, pois proporciona pensar sobre o que deu errado e como pode fazer melhor de uma próxima vez, então mesmo que ainda não consiga realizar algo, a criança deve ser sempre incentivada pois assim buscará sempre melhorar.
Lembremos sempre que para cada faixa etária a criança pode ir sendo inserida em alguma atividade da casa própria para a sua idade, isso proporciona a responsabilidade que também incentiva a autonomia. Além dos pais, a escola também é considerada uma das grandes fontes para o desenvolvimento da autonomia. Simples tarefas que os professores podem solicitar que as crianças façam têm esse poder de desenvolvimento.
Exemplos: O professor pode pedir aos alunos que organizem a sala ao término da aula, para buscar um material na sala dos professores ou biblioteca, dar um recado na secretaria ou para outro professor, entregar os matérias de trabalho do dia, etc.
Esse trabalho em conjunto de pais e escola pode ser transformador na vida desta criança ou adolescente. Sejamos aquele que vai orientar, ajudar mas não fazer por nossas crianças aquilo que elas conseguem fazer, pois assim tiraremos dela a possibilidade de aprendizagem.
Vamos juntos nessa missão de criar futuros adultos que sejam capazes de ter uma autonomia sólida e eficiente? Assim seremos agentes transformadores do mundo através das novas gerações!
“As crianças aprendem a tomar boas decisões tomando decisões, e não seguindo ordens.”
Alfie Kohn
8 respostas
Um lindo e informativo texto Raquel, Parabéns pela sua entrega.
Gratidão! Vamos expandindo o saber, trocando informações e formando uma nova visão.
Conteúdo muito importante e educativo para as crianças, parabéns Raquel.
Excelente e muito importante e educativo para as crianças, parabéns Raquel.
Muito difícil, pois vivemos numa sociedade
ora permissiva demais, ora controladora. Essas diretrizes educam num processo de diálogo e boa comunicação.
Excelente! Parabéns Raquel !
Ótimas colocações! Precisamos criar os meios e as oportunidades para que nossas crianças desenvolvam a autonomia e o texto deixou tudo bem claro.
Parabéns pela iniciativa e por ser uma excelente profissional, fazendo por amor o que gosta. Deus abençoe grandemente 🙏