Amar e Acolher

Formação em Educação Parental

Como proteger seu filho dos riscos da internet em 5 passos

Você já ouviu falar em predadores digitais?

Sabe como pedófilos atuam no meio digital e como fazem para conseguir milhares de fotos íntimas de crianças e adolescentes e manter uma rede criminosa com a intimidade das nossas crianças?

Vem comigo para uma conversa clara sobre esse assunto que achamos que nunca acontecerá na nossa casa.

Vou trazer para você, 05 passos de como proteger seu filho desse tipo de criminoso:

  1. Como esses criminosos conseguem alcançar nossos filhos?

  2. Tenha uma conversa clara com seu filho;

  3. Um perigo maior que os criminosos;

  4. Realinhando a rota;

  5. Tenha certeza de que sua mensagem de amor é clara.

2_20220408_073451_0001

Passo 01- Como esses criminosos conseguem alcançar nossos filhos:

Por que será que mesmo orientando nossos filhos a não falar com estranhos, ainda existem tantas crianças e adolescentes que caem nesse tipo de golpe, no golpe dos predadores digitais? Onde nós pais podemos estar errando?

Essa resposta é mais simples do que pode parecer… Isso tudo acontece porque esses criminosos não se apresentam como tal, eles têm estratégias para alcançar, envolver, manipular e persuadir nossos filhos.

No caso das crianças menores, eles simplesmente se fazem passar por crianças da mesma idade, do mesmo sexo, com os mesmos interesses e começam uma “amizade”, envolvendo a criança a trocar mensagens de áudio, fotos, informações pessoais, até terem conteúdo para iniciar uma chantagem.

No caso dos adolescentes eles podem usar o mesmo caminho de amizade ou iniciar um namoro, mandando fotos (de outros adolescentes) à princípio sem maldade e vão aumentando a intimidade, pedindo nudez e fotos e vídeos em posições eróticas.

Quando a vítima percebe que caiu em um golpe, já está “presa” nas mãos desses bandidos.

Passo 02- Tenha uma conversa clara com seu filho:

A falta de informação, as vezes como tentativa de preservar nossos filhos ou porque achamos que ainda não está na hora desse tipo de conversa, pode deixar seu filho muito mais vulnerável, sem qualquer chance de defesa.

Não espere a idade x ou y para conversar de forma clara com seu filho. Se ele tem acesso a internet, ele precisa ser orientado de forma objetiva, levando em consideração cada faixa etária.

Passo 03- Um perigo maior do que os predadores digital:

Quero te fazer uma pergunta e gostaria que você refletisse sinceramente.

Quando seu filho quebra um copo cheio de suco e faz aquela bagunça, qual é a sua reação?

A maneira como você reage aos erros do seu filho no dia a dia vai definir se ele vai correr PARA você ou DE você caso ele caia nas mãos de um desses bandidos.

Se você bate, grita, xinga, castiga, humilha seu filho por erros que ele comete diariamente, é provável que ele não vai te contar caso esteja sendo chantageado por um desses pedófilos.

Seu filho pode ficar dias, meses apavorado, sendo ameaçado, tendo que fazer coisas que ele não quer, coisas que ele jamais faria, e tudo isso porque ele tem mais medo de você do que do bandido.

Passo 04- Realinhando a rota:

Nesse momento, eu preciso que você me responda: você quer que se filho corra PARA você ou DE você?

Tenho certeza de que sua resposta foi para você e para alcançar esse tipo de relação com nossos filhos, uma relação baseada na confiança, no respeito, na aceitação… precisamos agir todos os dias de maneira intencional, aproveitando cada erro como uma oportunidade de aprendizagem, de crescimento, de evolução.

Agir dessa forma, garantirá que seu filho pense, ao menor sinal de perigo, correr para te pedir ajuda, para se livrar da enrascada que “ele se enfiou”.

E essa certeza de que será acolhido vai proteger seu filho.

Se você já educa seu filho com essa base, siga os demais passos. Caso você tenha dúvida se seu filho correria para você, e tem educado de forma que seu filho tenha criado algum medo de você, é hora de realinhar a rota, traçar um novo caminho.

Passo 05- Tenha certeza de que sua mensagem de amor é clara:

Precisamos deixar claro para nossos filhos que nosso amor por eles é incondicional. Que o que nos aborrece é o “mau comportamento” deles e não eles. É o que fazem, e não o que são.

Que os amamos apesar de qualquer birra, mentira, comportamento inadequado…

E a melhor forma de demostrar esse amor é nos momentos desafiadores.

Quando seu filho te decepciona ou comete um erro, você tem a oportunidade de demostrar seu amor, de criar fortes vínculos com ele. Os vínculos que criamos com eles é essencial no resultado da relação que desejamos construir com eles.

Aposte no amor e tenha certeza de que esse amor é realmente percebido pelo seu filho.

As proibições e restrições ou alguns apps podem dificultar o acesso dos bandidos aos nossos filhos sim, porém não estaremos ao lado dos nossos filhos 24 horas por dia, assegurando as intenções de todos que os cercam.

O que fará realmente é a certeza de que estaremos prontas para guiá-los, orientá-los e ajudá-los a superar qualquer problema que tenham, sem julgamentos, castigos ou sermões.

Rosa Bocti

Rosa Bocti

Mãe da Clara de 12 anos e do Arthur de 05 anos.
Sou Pedagoga, Educadora Parental pela PDA EUA (Associação de Disciplina Positiva), Coach de famílias, Educadora Parental com foco no desenvolvimento emocional de crianças, adolescentes e pais pelo método da Jornada das Emoções.

Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *