Amar e Acolher

Formação em Educação Parental

O EFEITO E AS CONSEQUÊNCIAS DO USO excessivo Das TELAS

O surgimento de novas tecnologias motivou o aumento do uso das telas por todas as pessoas. Não há como evitar que a tecnologia se tornou parte da nossa rotina, e o de quanto os aparelhos eletrônicos, juntamente com a internet podem nos ajudar e facilitar nosso dia a dia.

Mas, se faz necessário sempre avaliar e rever quando existem excessos. Pois sabemos que quando o assunto é o corpo humano, o equilíbrio é a base, saber dosar, pois tudo em excesso faz mal.

Porque devemos limitar o uso das telas? 

Quais os efeitos e as consequências do uso desses aparelhos?

São assuntos que irei abordar. Acompanhe.

Porque devemos limitar o uso das telas?

É fundamental que o tempo de exposição das crianças às telas seja limitado, pois a utilização de aparelhos eletrônicos pode trazer grandes prejuízos a saúde, a qualidade de vida, dificuldade em se relacionar, dificuldades para dormir, agressividade, desatenção, dentre muitos outros fatores.

Muitos estudiosos e especialistas preocupados alertam. A preocupação é tanta que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB) desaconselha o uso de telas para bebês.

 Segundo especialistas, o limite de tempo para crianças estarem em contato com esses aparelhos são determinados pela faixa etária, sempre com supervisão:

  • Menores de 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames;
  • Dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia;
  • Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia;
  • Dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.

Eles também recomendam atividades físicas, interações pessoais presenciais e jogos adequados para a idade da criança.

Quais os efeitos e as consequências do uso desses aparelhos?

Existem muitos fatores e consequências ao uso indevido das telas na nossa saúde, as consequências são graves e merecem atenção, pois afetam as crianças e jovens de forma diferentes.

O USO DAS TELAS PODE AFETAR OS RITMOS CIRCADIANOS

Ciclo circadiano é o nome dado ao ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia, ciclo de 24 horas. Embora ele também se relacione a fatores como temperatura e atividade física ou social, o elemento que exerce maior influência no ciclo circadiano é a luz.

Pesquisadores indicam que a luz dos dispositivos durante a noite pode confundir os relógios biológicos. Como resultado, ela pode causar distúrbios do sono e levar a outras condições médicas crônicas, tais como obesidade, diabetes ou depressão.

Adolescentes que gostam de dormir tarde acabam ficando muito tempo expostos à luz artificial, criando um estilo de vida inapropriado que ao longo do tempo trará alterações em seus ciclos e ritmos de vida, que prejudicaram sua saúde. Uma rotina desregulada de sono pode formar pessoas mais irritadas, estressadas e até mesmo menos saudáveis.

Dormir bem fortalece o sistema imunológico, libera a produção de hormônios e consolida a memória e ainda possui muitos outros benefícios, como: reduz o estresse, melhora o humor e diminui o risco de desenvolver problemas cardiovasculares. Durante o sono, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, o que ajuda a diminuir o estresse.

O uso das telas afeta o funcionamento do cérebro

Qual o número do celular do seu filho? Não sei! Vou olhar no smartfone. Quanto é 20 x 15? I não sei!   Vou usar a calculadora do celular, para resolver. Quantas vezes você não viveu situações como essa?  Ou ficou desesperado por perder o celular com todas suas informações importantes e horários de compromissos?

Nos dias atuais está cada vez mais comum a dependência dos aparelhos eletrônicos para armazenar informações, dados, que antes eram registrados em nossa memória. Com isso substituímos nossa capacidade lógica, deixando o cérebro mais lento e preguiçoso.

Pesquisadores alertam para as notificações dos celulares. Também chamadas de “sequestradores de atenção”. Quantas vezes você está fazendo algo importante e recebe uma notificação, e se distrai nas redes sociais, rolando a tela sem fim ou fundamento.

O ato de olhar as notificações podem geram a sensação de prazer ou de stress, disparando diversos hormônios como a dopamina – gera prazer, ou cortisol – gera stress.

Tal ação dispara um gatilho neurológico, esse gatilho não tem hora para ser ativado, sempre que o usuário recebe uma notificação o cérebro libera hormônios.

Quando a dopamina é liberada e seus níveis sobem em resposta a algo que ingerimos ou fizemos, o corpo sente prazer, recompensa, euforia.

Na busca por sensação de felicidade e prazer acabamos ficando presos as redes sociais na busca por mais likes, ou números de visualizações. O cérebro passa a necessitar doses cada vez maiores e mais frequentes para obter a mesma sensação das primeiras vezes. Todo cuidado é pouco nessas horas.

A exposição excessiva na tela afeta o desenvolvimento cognitivo

Você conhece alguém que:

– Esquece as coisas com mais frequência;

– Se perde no meio de conversas;

– Experimenta sintomas de depressão, ansiedade ou apatia;

– Não consegue acompanhar um filme ou ler um livro;

– Dificuldade para se localizar com facilidade em locais conhecidos.

Caso sua resposta seja sim, quero lhe informar que essa pessoa apresenta transtorno no desenvolvimento cognitivo. Todos nós esquecemos pequenas coisas durante a vida, é normal do ser humano. Afinal, a nossa memória é seletiva e, na maioria das vezes, guardamos apenas o que consideramos importante. No entanto, quando o esquecimento é frequente pode ser um sinal do comprometimento cognitivo leve.

Passar muito tempo diante de uma tela afeta o desenvolvimento cerebral e aumenta o risco de distúrbios cognitivos, emocionais e comportamentais em adolescentes e jovens adultos.

Os prejuízos de uma exposição excessiva às telas, para as crianças, são diversos.

Dentre eles:

  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Dificuldade de interação social;
  • Dificuldade de criar vínculo;
  • Dificuldade de se adaptar ao meio social e aos desafios que a sociedade impõe;
  • Dificuldade com o controle inibitório que, de forma simplificada, é a habilidade de controlar respostas impulsivas e esperar a própria vez.

Estudos indicam também que o uso excessivo de telas pode causar e intensificar sintomas de ansiedade e depressão. A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para alguns problemas provocados por aquilo que pode ser chamado de intoxicação digital.

  • Maior irritabilidade;
  • Aumento de casos de depressão e ansiedade;
  • Sedentarismo;
  • Problemas de visão ou audição;
  • Exposição a violência, sexualidade e bullying;
  • Problemas de postura corporal.

Os riscos e problemas causados pelo mal uso das telas são inúmeros. Aqui foram citados alguns pontos importantes que merecem ser verificados com um olhar individual. Onde cada família precisa saber traçar um caminho em conjunto com seus membros na busca por uma vida mais saudável.

Se você está encontrando dificuldade em controlar o uso de telas dos seus filhos, não está conseguindo desenvolver uma rotina que seja saudável para sua família entre em contato para que eu possa te orientar qual o melhor caminho. Com uma educação adequada, bem planejada você será capaz de proporcionar aos seus familiares uma vida de qualidade.

Conte comigo!

Aleksandra Linhares

Aleksandra Linhares

Pedagoga, Pós Graduada em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia
Educadora Parental em formação pela Amar & Acolher.

Especialista em educação, ajudo na alfabetização de seu filho desenvolvendo seus talentos e habilidades, oriento a família como ter uma rotina saudável e equilibrada.

"Ajudar famílias a terem uma vida mais felizes."

Instagram

5 respostas

  1. Realmente tenho dificuldade em tirar minha filha do celular, ela fica muito tempo na tela vendo tiktok. Onde antes via vídeos infantis. Que era menos mal.
    Tenho notado que ela vem falando palavrões, e extremamente ansiosa , e estressada . Foi muito bom lê essas informações ditas por vc .
    Quero sim ajuda para saber como fazer para tirar a minha filha da tela do celular.

  2. Excelente texto sobre o uso abusivo das telas. Tenho duas filhas, uma com 6 anos e outra com 10 anos e ao restringir o uso das telas limitando-as a usarem apenas nos finais de semana tudo melhorou. Hoje elas brincam mais, usam a criatividade, desenham, criaram interesse pela leitura…

  3. Nossa , a tecnologia está gritando no nosso meio familiar. Hoje eu sofro um pouco sobre isso, pq minha filha tá focada demais em ver desenhos ou ver conteúdos pelo celular e isso é estressante pq nossos filhos estão formando personalidades, formando o celebro e o celebro deles é igual esponja suga tudo, tanto do que presta e o que não presta. Tô nessa fase difícil de limitar o uso dos aparelhos ! Preciso de help nessa área. Como em outras áreas

  4. Texto maravilhoso em relação ao uso excessivo de tela. Onde cada tópico citado esclare e nos ajuda à ter uma rotina diferenciada ao uso, fora que também ajuda manter uma vida mais saudável. Ameii!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *