COMO EDUCAR SEM SURTAR?
Educar um filho pode ser extremamente desafiador e, às vezes, estressante, especialmente para aqueles que têm múltiplas responsabilidades, como trabalhar fora, cuidar das tarefas domésticas, gerenciar os demais relacionamentos familiares e também lidar com suas próprias necessidades e emoções.
Muitas vezes nos vemos cansados, sobrecarregados com tantas demandas.
E agora?
O que fazer para não pirar em meio a todo esse caos que se instaura ao nosso redor?
Separamos dois pilares essenciais para desenvolver uma parentalidade mais leve e intencional.
1 – Conhecimento
A sociedade geralmente enfatiza o estudo e o esforço para obter sucesso acadêmico, entrar na universidade e alcançar um bom emprego. Mas não somos incentivados a estudar para desempenhar o papel mais importante que podemos ter: o de educar um ser humano.
Crescemos acreditando que educar uma criança é instintivo.
Afinal, quando nasce uma criança nasce um pai e uma mãe, é o que sempre ouvimos. Mas na prática, quando saímos do hospital com aquele ser indefeso em nossos braços percebemos que não é bem assim que acontece.
A criança não vem com um manual de instruções, educar não é algo puramente instintivo. É preciso conhecer sobre o universo infantil para entender sobre as necessidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais de uma criança em cada fase do seu desenvolvimento.
2 – Autoconhecimento
Você sabe o que te deixa irritado?
Quais são seus gatilhos emocionais?
Quais ações do seu filho te tiram do sério?
Do que você gosta?
O que te acalma?
Quais são os teus pontos fortes?
E quais são as tuas limitações?
Conhecer a si mesmo é um passo fundamental para o desenvolvimento da parentalidade positiva, pois, permite que você reconheça suas necessidades, seus desejos suas limitações e os seus valores, possibilitando assim que as decisões sejam tomadas de forma consciente.
O autoconhecimento envolve a exploração de suas emoções, padrões de pensamentos e gatilhos pessoais. Ao entender suas próprias reações emocionais, você pode desenvolver estratégias para lidar com o estresse, a frustração, a raiva e todas as outras emoções que permeiam a relação com a sua criança.
O autoconhecimento possibilita que você trilhe a jornada da parentalidade com qualidade e que o relacionamento com a sua criança seja cada vez mais leve, prazeroso e consciente.
O conhecimento e o autoconhecimento precisam andar juntos, eles formam a base para a construção de um relacionamento sólido e duradouro com sua criança
Jaine Souza
Educadora Parental e Pedagoga
Auxílio famílias e educadores a desenvolverem habilidades de vida com as crianças de forma lúdica e afetiva.
"Mostrar que a educar pode ser leve e divertida. "