S.O.S.
OS FILHOS PODEM AJUDAR AS MÃES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS
Somos 5 aqui em casa. Fomos 2, transformamo-nos em 3, depois ampliamo-nos em 4 e agora somos ainda mais intensos e poderosos. Somos 5. Uma mão cheia de emoções. Ou melhor 10 mãos, 10 pés, 5 corações, 5 cérebros… 5 pessoas. Uma equação (im)perfeita, cujo resultado assenta na soma de todos os nossos valores, na negociação das nossas fraquezas e fragilidades. Na aceitação das nossas forças e talentos.
Havia, e ainda há, dias em que parece não existir vontade, nem tempo, para negociar, para escutar, para sentir, para apenas ser …
… demorei (o meu) tempo a identificar este padrão…
Nesses dias acontecem birras e ataques de nervos. Um grita, o outro chora, o outro amua, o outro esconde-se, o outro anula-se, … que canseira.
Esta mãe demasiado exausta, sem paciência e triste demorou o seu tempo a render-se e a acionar o SOS. E como é que o fez?
S entiu o que estava a acontecer e permitiu-se ficar triste. Chorou.
O bservou como estava a sua casa e o seu corpo. Ouviu os conselhos de quem lhe pedia para abrandar o ritmo e aceitou que a ajudassem.
S orriu, ainda com muito custo e com lágrimas, para agradecer a ajuda que lhe ofereciam.
E ao ativar o SOS, esta mãe descobriu um segredo. Esta mulher aprendeu a observar ainda com mais atenção. A sentir aquilo que estava a acontecer. A olhar, a ver, a entender e a sentir sem julgar. Aprendeu a escutar-se a si própria e a acolher as suas próprias birras.
Esta mãe compreendeu que estava a aprender a SER mãe. Percebeu que ia crescendo com os seus filhos e aprendeu como pode evitar que o balão rebente, ficando à beira de ataque de nervos.
Sabes como?
Respeitando, o seu tempo para sentir. Respeitando as frustrações de cada um, incluindo as suas. E… MUITO IMPORTARTE… pedindo AJUDA!
Queres saber quem é que está por perto para a ajudar todos os dias? Os filhos. Ela escolheu-os como os seus guardiões de autocuidado e bem-estar. Depois de identificar o padrão, ela disse-lhes os sinais. Falaram sobre isso e até sobre questões hormonais e tensão pré ou pós menstrual, que lhe causam stress e irritabilidade.
Esta mulher percebeu que sempre que circula pela casa, sem saber muito bem o que anda a fazer, o que quer dizer, ou sempre que se esquece do que ia buscar ou dizer, significa que o cansaço já tomou conta do seu corpo. E quando se esquece o corpo lembra-a. A sua voz sai num tom desafinado, o seu corpo está tenso e o seu coração parece que nem respira.
Quando a situação é esta, numa troca de olhares, mesmo que pareçam olhares de fúria, … já conseguimos perceber que é preciso ativar o SOS e são necessários os suplementos das vitaminas SLS.
Sentir. Libertar e Sorrir.
E assim fazemos. Entregamo-nos ao poder de um abraço. E, mesmo que quem esteja
num momento de maior tensão, o rejeite na primeira tentativa, respeitamos. Damos espaço, e voltamos a tentar.
Se resulta? Connosco, sim!
Foi fácil e rápido? Nem por isso. Mas é simples e sabe bem, muito bem.
Em termos práticos, como é que fazemos?
Abraçamo-nos. Lentamente… o nosso corpo vai-se entregando ao calor do abraço, o nosso peito fica mais leve. E há momentos em que os nossos corações se abraçam também, tocam a mesma nota e sorriem, iluminando o nosso rosto. Quando
temos mais tempo, brincamos mais e fazemos posições de yoga para libertar ainda mais tensões ou frustrações, como por exemplo: o elefante e o fantasma. Outras vezes, imaginamos que somos um pedaço de gelatina e agitamos o corpo. Outras vezes fazemos de conta que somos esparguete e perdemos a rigidez “mergulhando” na cama ou no sofá. Adoramos!
Se existe um segredo? Sim. O AMOR!
E tu, como acolhes as tuas birras?
Acreditas que os filhos podem ajudar as mães à beira de ataque de nervos?
Eu acredito, porque esta mulher e mãe é real. Sou eu. Cada palavra escrita foi sentida e vivida por mim. Grata por me leres. Se leste até aqui, sabe que és suficiente tal como és. Celebra-te. Respeita-te. Entusiasma-te. Crê em ti.
Experimenta pedir e aceitar ajuda dos teus filhos. Permite que te surpreendam. Entrega-te ao super poder curativo do amor e ativa o teu IES: Inspira. Expira. Sorri que é o meu método pessoal, para todos os dias. As minhas alunas que já o aplicam sentem os benefícios. E tu também mereces sentir
Ofereço-te um exercício simples, rápido e eficaz.
Aceitas? Se sim, prepara-te.
Senta-te de forma confortável. Sente os pés a tocar no chão. Coloca a mão direita no ombro esquerdo. A mão esquerda no ombro direito. Fecha os olhos. Respira fundo. De seguida, o mais lentamente possível, vais ativar o teu IES.
I nspira. E xpira. S orri.
Como te sentes?
Conta-me porque vou mesmo querer saber se contigo também resulta.
Abraça-te. Com carinho,
Sandra Isabel.
Sandra Isabel
Lifestyle coach , professora yoga e educadora socioemocional
Ajudo mulheres a cuidarem de si, sem sentimento de culpa. Com leveza e alegria aprendem a sentir-se muito melhor no seu corpo.