Amar e Acolher

Formação em Educação Parental

Filhos precisam de colo

Quando tive minha primeira filha, todos diziam que eu não deveria pega-la no colo por qualquer coisa, que ela ficaria mal acostumada, que eu sofreria quando não pudesse pega-la pois ela choraria sem parar por ter ficado “mimada”. Eu ouvia aquilo e quando fazia o que os “conselhos” diziam, meu coração ficava apertado de ver aquela criança tão pequena e indefesa chorar sentido; então, eu a pegava no colo e acolhia seu choro, conversando, brincando e a reação era imediata: minha filha parava de chorar e sorria feliz por ter a mãe a abraçando.

Eu percebia que acolher seu choro a deixava segura, alegre e meu coração se enchia de felicidade por que eu estava demonstrando que estava ali com ela para o que ela precisasse!

Dar, literalmente, colo quando os filhos são pequenos não é torna-los fracos, mimados, inseguros, muito pelo contrário. Estudiosos da teoria do apego, como John Bowlby, enfatizam que dar colo num momento de sofrimento do bebê ou da criança faz com que se sintam protegidas, pois sabem que há alguém ali a quem podem recorrer quando não estão bem. Imagine os benefícios que isso traz, a médio e longo prazo, para essas crianças! Vou listar alguns deles: coragem para enfrentarem desafios, autoestima elevada, equilíbrio, segurança para tomarem decisões, entre tantos outros. Quantas crianças são deixadas de lado, sem que ninguém as acolha em seus medos, em seus sofrimentos, causando traumas que serão trazidos para a vida adulta e que serão difíceis de serem contornados!

Filhos necessitam de colo, mesmo os maiores… muitas vezes acolho as angústias e medos dos meus filhos, ouvindo, aconselhando sem dar a MINHA opinião e percebo que são pessoas fortes, que se sentem confiantes em suas decisões – em muitos casos, mais do que eu até! Ser apego seguro é edificar os filhos, valoriza-los e torna-los adultos melhores, com mais empatia, amorosidade e confiança em si mesmos!

Flavia Lemos de Freitas

Flavia Lemos de Freitas

É casada, tem dois filhos – Júlia e Ítalo, mora em Piracicaba/SP. Pedagoga com especialização em psicopedagogia, neurociências, Educadora Emocional e Parental pela Amar e Acolher.

Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *