Amar e Acolher

Formação em Educação Parental

A Atuação do Educador Parental com o casal antes da chegada dos filhos.

 

 

Você já imaginou saber um pouco mais sobre educação de filhos antes da vinda deles?

Há uma preocupação muito pertinente dos pais, mais precisamente das mães sobre os cuidados físicos da criança antes dela nascer e após o nascimento dela. Existem cursos de gestante para pais, curso de amamentação para as mães, curso de sono, de introdução alimentar e eles acompanham as várias fases em que os filhos irão passar ou estão passando.

Procura-se ajuda de acordo com a necessidade, não é?

Isso é o que comumente acontece. Mas, preparar o casal para as modificações que ocorrerão com a união de duas pessoas que têm história diferentes, famílias com costumes diferentes e que irão se unir, dar frutos que são os filhos, não há tanto preparo assim.

E o que trago aqui é um passo antes. De como preparar os pais para essa união e para a chegada desse novo ser, passando antes pelo seu próprio relacionamento a dois. De estabelecer um espaço de conversa, onde trazem suas experiências sobre suas famílias de origem, sobre como foi a educação de cada um, suas expectativas com relação ao relacionamento e como será à partir da chegada do filho. Esse é um dos papéis que pode atuar o Educador Parental.

Nesse interim, enquanto Educadores Parentais, olhamos para o Ciclo familiar, como ele se estabelece, o processo emocional de transição que esse casal está experimentando e os ajustes necessários para que essa relação seja harmoniosa e sofra o menor impacto possível com as mudanças ocorridas e que poderão ocorrer futuramente.

Um dos maiores desafios do mudo atual, é o estabelecimento e a manutenção da relação à dois. As desigualdades que cada um traz na sua bagagem familiar anterior, pode ser uma barreira na consolidação da vida a dois. Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos casais, é o estabelecimento de limites e acordos entre ambos como: uma das partes tem dificuldade em estabelecer vínculo com o a outra parte, casal não conversou sobre a dinâmica financeira e sobre os papéis de cada um, não conversaram sobre ter filhos ou não, sobre as expectativas relacionadas aos cuidados com a casa, liberdade, responsabilidade, etc.

É nessa fase da união em que construção e a consolidação da relação do casal vai acontecendo e é aí que entra a importância do acompanhamento de um Educador Parental, orientando sob a rota a seguir, realinhando os relacionamentos com as famílias ampliadas e amigos, para incluir o cônjuge e colaborando para a dinâmica dessa família recém criada.

O Educador Parental se mostra importantíssimo também, explorando o futuro em que haverá mudanças na dinâmica familiar com a gravidez e a vinda do bebê (se for por acordo ter filhos).

A gravidez é um período de intensas mudanças no sistema familiar, pois acontecerá aí a inclusão de um novo membro. Sabemos que a mulher e o homem vivenciam a gravidez de maneiras diferentes e o apoio e a compreensão nesse ciclo é importantíssimo para a manutenção da vida a dois de forma saudável. As mudanças de humor, as preocupações excessivas, a sensibilidade, as frustrações, a falta de apoio, as complicações decorrentes da gravidez, tendem a afastar o casal temporariamente e é importante que os casal crie um espaço em que possam vivencia, expor suas fragilidades e vulnerabilidades e também compartilhares suas alegrias.  A presença de um Orientador Parental sendo ponte para esse casal, facilita e muito essa relação.

Nos ciclos seguintes em que as crianças irão crescendo, os desafios irão aparecer também. Cabe ao Educador Parental atuar trazendo uma nova perspectiva, uma nova definição sobre os relacionamentos e as possibilidades de interação e resolução de conflitos entre pais e filhos e dos pais com as famílias de origem. Sob a orientação de um Educador Parental, os pais construirão um novo olhar para a forma de enfrentar os desafios, expandindo a visão do casal para os valores e objetivos comum da família.

Se você tem alguma dúvida sobre como o educador parental pode orientá-lo, entre em contato e agende uma conversa. Certamente você terá muitos benefícios com essa orientação.

Sheila Souza

Sheila Souza

Enfermeira, Coach familiar, Educadora Parental certificada em: Facilitadora em Emoções / Parentalidade Consciente / Teen Coach e Kids Coach/ Método Laser, Temperamentos Humanos e Inteligência Emocional.

“É necessário aprender, praticar em si mesmo para depois ensinar”.

Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *